Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Trem flutuante alcança velocidade de 500 km/h em testes no Japão


O Japão já está testando a implantação de maglevs, os trens ultrarrápidos que levitam por meio de magnetismo. Nos testes da Central Japan Railway, realizados em Tsuru, foi possível atingir velocidades de até 500 km/h.

A viagem foi restrita apenas a convidados especiais e a imprensa, que foram capazes de cruzar uma distância de 42,8 quilômetros em um curto espaço de tempo, de acordo com a NTV.

A tecnologia dispensa a necessidade de um condutor e utiliza um sistema chamado “L-Zero” para acelerar o trem até a velocidade de 160 km/h, quando entra em ação o sistema maglev que lentamente acelera o veículo até a velocidade máxima de 500 km/h.

O trem operará entre as cidades de Tóquio e Nagoya, mas só deve estar totalmente operacional em 2027, com quatro estações no percurso de 286 quilômetros.

Por ser uma tecnologia muito cara, os maglevs ainda estão distantes de ser amplamente adotados. A única linha comercial que já está operando plenamente está na China, em Xangai, onde o Transrapid percorre o caminho de 30 quilômetros até o aeroporto em apenas 8 minutos.

Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...